Contos e Crônicas

13:40:00


Demônio Meu 

por Gisele Santos

Não sei ao certo quem dá este relato. Com minhas mãos trêmulas digito essas palavras simples, mas intensas. Mas não tenho certeza de estar no comando agora.
Há duas partes em mim. Duas pessoas. Eu, e o demônio.

Pode achar besteira, ou apenas exagero. Mas o demônio da mentira habita em mim. Não sou mentirosa, embora viva cercada de mentiras e fingimentos.
Ele me diz que não preciso me envergonhar da presença dele, afinal, todo mundo mente.
Palavras dele: - Não se envergonhe, querida. A mentira é algo que corre nas veias de todo mundo. Eu habito a todos. Vivo das mentiras alheias. Há mentiras, e mentiras. Há aquelas que são perdoáveis; as que servem para justificar coisas, sejam elas boas ou ruins; existem aquelas que ferem; as que são ditas descaradamente; aquelas cujo dono não sabe esconder e as que são imperdoáveis. O ser humano é uma raça mentirosa, por isso sou feliz.




Demônio Meu 

por Gisele Santos

Não sei ao certo quem dá este relato. Com minhas mãos trêmulas digito essas palavras simples, mas intensas. Mas não tenho certeza de estar no comando agora.
Há duas partes em mim. Duas pessoas. Eu, e o demônio.

Pode achar besteira, ou apenas exagero. Mas o demônio da mentira habita em mim. Não sou mentirosa, embora viva cercada de mentiras e fingimentos.
Ele me diz que não preciso me envergonhar da presença dele, afinal, todo mundo mente.
Palavras dele: - Não se envergonhe, querida. A mentira é algo que corre nas veias de todo mundo. Eu habito a todos. Vivo das mentiras alheias. Há mentiras, e mentiras. Há aquelas que são perdoáveis; as que servem para justificar coisas, sejam elas boas ou ruins; existem aquelas que ferem; as que são ditas descaradamente; aquelas cujo dono não sabe esconder e as que são imperdoáveis. O ser humano é uma raça mentirosa, por isso sou feliz.
Às vezes me assusta a presença dele tão constante em minha vida. Outras vezes é tão reconfortante, quase um lembrete de que não estou a fazer nada que ninguém não tenha feito antes.
É estranho ser duas em uma. Dividir tudo, personalidade, pensamentos, intimidades. Mais estranho ainda é compartilhar isso com o próprio demônio. Não sei bem ao certo se eu o trouxe para minha vida ou se as coisas simplesmente caminharam para que isso acontecesse.
Sei que desde pequena as mentiras me tentavam. E por mais que eu quisesse dizer a verdade, na hora, não conseguia, e então, mentia. Era tão mais fácil, menos doloroso pra todos.
A verdade é que podes me julgar o quanto quiseres enquanto lê minhas palavras, mas você é igual a mim. Todo mundo é. Não existe ninguém que seja totalmente feito de verdades. Porque a verdade dói, é difícil de se expressar. Porque mesmo que a mentira também doa, ela sempre será o atalho, e a verdade, o longo caminho.
É incrível como já perdi as contas de quantas vezes ouvi da boca das pessoas, conhecidas ou não, que odeiam mentiras, e blá-blá-blá.
Mas as pessoas são a própria mentira. Tem pessoas cujo os sorrisos são de mentira, o corpo é de mentira, o pensamento é mentira, as atitudes são mentira. Ninguém é perfeito, isso é fato. Só quero desmistificar essa coisa de que a mentira é algo impraticável como alguns enchem o ego a dizer por aí. 
Eu como pessoa, não me considero mentirosa. Ele é quem me faz mentir. Ele trás a tona a parte ruim em mim. Mas de vez em quando eu gosto. As pessoas têm que parar com essa coisa de querer ser bonzinho pra agradar. Todos trazemos o bem e o mal conosco. E todos utilizamos ambos os lados, dependendo da situação.
É pura hipocrisia dizer que alguém foi bom a vida inteira. E às vezes, há tanta verdade e beleza no nosso lado escuro como no lado da luz. Tudo que precisamos é trocar as lentes e ativar os flashes, e desvendar os mistérios ocultos da escuridão que tantos temem.
Não adianta querer ser só uma coisa. Somos seres complexos, feitos por inúmeros completos do universo. Tudo possui dois lados: o dia e a noite, a luz e as trevas, o calor e o frio, Deus e o demônio... Então, porque nós, meros humanos, não haveríamos de ter tais dualidades em nossas composições? Temos sim, o bonito e o feio, o bem e o mal, a sabedoria e a ignorância.
O demônio sempre me diz que se você não tem sombras, não pode estar sob a luz. Concordo com ele. Certas coisas simplesmente coexistem com outras. Não dá pra separar, embora sejam coisas e sentimentos distintos, são dependentes um do outro.
Longe de mim querer fazer apologia a coisas "do mal" ou influenciar as pessoas a mostrarem seus lados ruins por aí. Só quero que saibam que o lado negro está aí, e por mais que você odeie admitir, você o usa. Assim são as mentiras. Estão presentes em quase tudo, na nossa fala, nas nossas atitudes, nas nossas relações pessoais.Faz parte de quem somos, faz parte da nossa natureza. Assim como os defeitos que carregamos em nossa personalidade. Pessoas sem mentiras são pessoas sem história, por isso não existem. A hipocrisia é mentira. Omissão é mentira. Se calar e consentir é uma forma de mentir também.
O medo que a maioria tem de encarar essas verdades faz com que vivam na mentira. E eu simplesmente não consigo entender tamanho medo. Falando como o próprio e igualmente temido diabo, não consigo enxergar de forma clara algo que é tão controverso. As pessoas têm fé na humanidade. Acreditam em quem ajuda os mais necessitados e aplaudem isso. As pessoas vão à igreja em busca de redenção, se confessam afim de abonarem os seus pecados. Porque tanto medo se elas acreditam que tudo é perdoado? 

Beijinhos gordos da Thya ♥

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.